Resumo do Projeto

Empresa - International School

Ramo - Educação

Ano - 2018

Game educativo contendo 8 vídeos interativos criado para trabalhar tomada de decisão, habilidades sócio emocionais juntamente com habilidades de fala e escuta da língua inglesa.

Habilidades utilizadas no projeto:

  • Criação de logotipo
  • Criação de Key visual
  • Criação de protótipos e testes com usuários
  • Design de Interface
  • Game design
  • Animação de assets para o game
  • Gerenciamento de equipe multidisciplinar
  • Negociação e acompanhamento de trabalho de fornecedores externos
  • Setup e distribuição de app nas lojas Google e Apple

Versões: Desktop e mobile

Processo de design

Conceito

A ideia aqui era criar um game com narrativas interativas para ser utilizado em sala de aula com alunos do 9° ano. Os alunos eram convidados a assistirem a 8 histórias em vídeo com temas bem pertinentes a sua faixa etária e no momento final um dilema era apresentado a eles, fazendo com que tivessem que parar para refletirem sobre a história apresentada, se comunicarem na língua inglesa e escolherem um final para a narrativa que haviam visto. Toda a interface do game foi pensada para guiar todo este processo de assistir uma história, discutir as opções de final e votar na opção mais adequada do ponto de vista dos alunos. Este game complementava um material didático impresso que os alunos também faziam uso,

Interface

Na tela de seleção da narrativa, os alunos poderiam escolher entre 8 opções de histórias animadas que foram criadas especificamente para uso no app. Cada uma delas possuía pelo menos 2 opções de finais diferentes que os alunos poderiam escolher.

As histórias eram contadas através de animações, narrações, trilhas e efeitos sonoros. Elas foram feitas por um fornecedor externo, mas com minha direção de arte para que o visual e áudio não destoassem do resto dos elementos da interface.

Uma das partes mais importantes da dinâmica do jogo era a votação em um dos finais da história, para viabilizar esta tarefa de forma bem visual e prática, foram desenhadas as telas abaixo.

Várias telas foram desenhadas para guiar alunos e professores ao longo da dinâmica do game.

Foi criada também toda uma interface para que os alunos pudessem criar suas próprias histórias interativas, sendo assim mesmo após terminar as 8 narrativas prontas do app, eles ainda poderiam continuar se divertindo com suas próprias criações, estimulando a criatividade e aumentando o fator de replay do game.

Desafios superados e Resultados obtidos

O maior desafio deste projeto era, sem sombra de dúvidas, criar uma atividade gamificada suficientemente instigante para que os alunos do nono ano debatessem uma série de temas difíceis e essenciais para sua formação. Após o lançamento, o aplicativo rapidamente alcançou milhares de instalações em diversos dispositivos. A recepção por parte dos alunos foi extraordinária, com muitos relatando se divertir bastante com as atividades gamificadas. Entre os professores, o aplicativo também se destacou, sendo amplamente elogiado por sua interface intuitiva e fácil de usar.

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