Resumo do Projeto

Empresa - International School

Ramo - Educação

Ano - 2018-2019

Game educativo interativo criado com intuito de engajar e trabalhar de maneira lúdica, reading, listening, speaking e outras habilidades com alunos de fundamental 1.

Habilidades utilizadas no projeto:

  • Design Thinking
  • Criação de logotipo
  • Criação de Key visual
  • Design Gráfico e de embalagem
  • Criação de protótipos e testes com usuários
  • Design de Interface
  • Game design
  • Animação de assets para o game
  • Gerenciamento de equipe multidisciplinar
  • Negociação e acompanhamento de trabalho de fornecedores externos
  • Definição e acompanhamento de metas
  • Setup e distribuição de app nas lojas Google e Apple

Processo de design

Discovery

Para a criação deste novo produto foram feitas algumas rodadas de design thinking, onde com a colaboração de outros profissionais de áreas como pedagogia, tecnologia, suporte ao cliente e etc, fomos descobrindo que tipo de produto poderia solucionar o nosso problema, que era: Criar um produto tecnológico educativo, divertido e com muito poder de engajamento, para trabalhar a aquisição e produção da língua inglesa e outra série de habilidades como trabalho em equipe, raciocínio lógico e etc para crianças do ensino fundamental.

Para chegar a solução a seguir chegamos a criar personas dos nossos possíveis usuários, pois desta maneira poderíamos entender que tipo de produtos eles consomem e seus hábitos, desta maneira poderíamos nortear toda a concepção do produto desde a linguagem visual até suas mecânicas para que fossem muito mais pertinentes ao usuário final.

Conceito

Jogo educativo (composto por material impresso físico e jogo digital versões desktop e mobile) contendo mais de 300 questões divididas em 4 mecânicas de jogo Quiz, Magic Box e Missing Object. Criado com intuito de engajar e trabalhar de maneira lúdica, reading, listening e speaking com alunos de fundamental 1.

É importante mencionar que este produto foi desenvolvido em duas versões diferentes: a versão School e a versão Home. Cada uma delas possui seus próprios elementos e aplicativos com características diferentes.

Interface

A linguagem visual da interface foi desenvolvida após a realização de pesquisas de interesse com o público alvo, o visual é bem colorido e divertido, com uso de fontes grandes e muitas imagens. Foram criados também 4 personagens, os robôs que as crianças podem escolher para serem seus mascotes ao longo das partidas do game.

Sistema de Questões

Para possibilitar que os próprios autores pudessem acrescentar conteúdos novos dentro do game ou fazer correções sem a necessidade de uma equipe técnica foi criado um sistema online para acrescentar questões ao game time.

Desafios superados e Resultados obtidos

Este é, sem dúvida, um dos projetos educativos do meu portfólio com maior aceitação e sucesso entre os usuários. Nos momentos de maior atividade nas escolas, os aplicativos Game Time chegaram a ter entre 30 mil e 40 mil alunos do ensino fundamental I utilizando-os anualmente para realizar atividades de aprendizado de inglês. A recepção por parte dos alunos foi incrível; eles se divertem bastante fazendo as atividades gamificadas. Entre os professores, o aplicativo também fez muito sucesso devido à sua forma simples de utilização.

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